Você sabe como surgiu o Dia do Professor? | |
|
O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil. No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida. Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor. Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano. O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil. A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias". |
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Dia dos Professores
terça-feira, 12 de outubro de 2010
12 de Outubro Dia das Crianças

Como surgiu o Dia da Criança | |
|
Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes! Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. Em outros países Alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil. Na Dia Universal da Criança Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento. |
sábado, 9 de outubro de 2010
Londres, 9 out (EFE).- Nada mais justo que Liverpool preparar uma série de homenagens especiais a John Lennon no dia em que os fãs celebram os 70 anos de nascimento do ídolo.
Um show beneficente, conversas com aqueles que conheceram o músico e uma festa de aniversário no emblemático Cavern Club são algumas das atividades que a cidade natal do ex-beatle pretende para celebrar a data.
Em 9 de outubro de 1940, Liverpool via nascer uma das mais notáveis e rebeldes personalidades locais, John Winston Lennon - o nome do meio em homenagem ao estadista Winston Churchill.
Locomotiva dos Beatles, Lennon levou sua genialidade poética e política a revolucionar a cena musical dos anos 1960 e 1970, apoiando-se em composições como "Strawberry Fields Forever" e "All You Need Is Love". E ídolo daria lugar ao mito quando, em 8 de dezembro de 1980, levou cinco tiros do fã Mark David Chapman ao chegar em casa, em Nova York.
As homenagens se sucedem pelo mundo em 2010. Neste ano redondo, quando são lembrados os 70 anos de Lennon, três décadas de sua morte, meio século da formação dos Beatles e 40 anos do fim da banda, Liverpool anda agitada e busca mostrar o que só essa cidade conhece: as origens de um dos mais brilhantes músicos do século XX.
As celebrações começam neste sábado no Cavern Club, com uma festa de aniversário para a qual os ingressos já esgotaram.
Nesse bar, entre 1961 e 1963, os Beatles fizeram cerca de 300 shows nos quais começaram a dar fama a canções como "She Loves You". Foi lá onde conheceram Brian Epstein, o cérebro empresarial da banda.
Um mês antes de viajar aos Estados Unidos pela primeira vez, em agosto de 1963, os Beatles se apresentaram pela última vez no lendário pub com a promessa de retornar algum dia.
A fama os impediu de voltar a esse palco, mas a escultura de um jovem Lennon na entrada do clube lembra que os Beatles nunca chegaram a abandonar totalmente Liverpool.
Antes de se tornar um beatle, Lennon iniciou seus estudos de belas artes em 1957, na escola de arte e desenho da cidade, a atual Universidade John Moores, que nas próximas semanas receberá uma série de exposições com obras do artista.
Lá será enterrada uma das três cápsulas do tempo com gravações do músico, desenhos e algumas lembranças, destinadas a preservar o legado do ex-beatle para as próximas gerações ou, pelo menos, até sua abertura, prevista para 2040, no centenário do músico.
As celebrações do aniversário de Lennon contarão também com a presença de Cynthia Powell, primeira esposa do cantor, e de Julian, filho de ambos. Os dois vão inaugurar o monumento Peace & Harmony, uma escultura do artista Lyle London.
Julian e Cynthia, da qual Lennon se separou em 1968 após iniciar seu romance com Yoko Ono, organizaram a exposição "White Feather: The Spirit of John Lennon", com objetos que, segundo o próprio Julian, "repassam a íntima e emotiva história da família".
Os lugares que marcaram a infância e adolescência de Lennon, como o colégio onde estudou e a casa onde foi criado pela tia Mary "Mimi" Smith, que tomou conta do garoto John quando ele tinha cinco anos, poderão ser visitados nos próximos dois meses.
Conferências de familiares e amigos do ex-beatle, um festival de cinema e um sarau de poesia completam o programa de atividades em homenagem a Lennon, que serão encerradas com um grande show.
Ainda não se confirmou quais artistas participarão do tributo musical que acontecerá no Echo Arena de Liverpool, onde são esperadas mais de 11 mil pessoas, mas os organizadores já estimam que "Lennon Remembered" será "uma noite emotiva e inesquecível" para os fãs do músico.
O show ocorrerá no dia 9 de dezembro, data em que se completam 30 anos e um dia do fatídico tiroteio que acabou com a vida de Lennon quando o artista voltara para seu apartamento, no edifício Dakota, em frente ao Central Park em Nova York após conceder entrevista para uma emissora local.
O assassinato ocorreu semanas depois da publicação do disco "Double Fantasy", que significou seu retorno ao panorama musical após um intervalo de cinco anos para criar seu segundo filho, Sean Ono Lennon.
No dia em que morreu, Lennon em Yoko Ono tinham protagonizado uma sessão de fotos a cargo da fotógrafa Annie Leibovitz, quem os retratou em uma cama, com Lennon nu, em posição fetal e abraçado a Yoko. Em 22 de janeiro, a instantânea foi capa da revista "Rolling Stone" e se transformou no símbolo do fim de uma era e do começo de um mito.
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Eleições 2010 segundo turno
Eleições 2010: Dilma e Serra disputam segundo turno
A eleição para Presidente da Repúb
Com cerca de 46% dos votos, a candidata do PT não conseguiu definir a eleição ainda no primeiro turno. Serra teve aproximadamente 33% dos votos, e a grande surpresa foi Marina Silva, do PV, que obteve mais de 20% da preferência do eleitorado.
O PSDB ainda estuda qual estratégia usar na reta final, para não repetir o fracasso das outras eleições presidenciais em que chegou ao segundo turno mas acabou perdendo. A eleição no segundo turno será no dia 31 de outubro.
Aniverssário de Cruzeiro do sul
O tradicional desfile das escolas municipais para comemorar os 106 anos de Cruzeiro do Sul aconteceu terça-feira na Praça do Centro Cultural.
Logo em seguida foi a vez dos grupamentos mirins fazerem suas apresentações. Iniciando guarda mirim da Polícia Militar,o grupamento mirim do corpo de Bombeiros, Cacique Nauás da diocese de Cruzeiro do Sul e os desbravadores da igreja Adventista.
O desfile dos idosos da terceira idade chamou atenção e mexeu com a emoção das pessoas que assistiam ao espetáculo. Os idosos entraram na avenida dançando e mostrando o vigor e a alegria, daqueles que fizeram e fazem parte da historia da cidade.
Na seqüência as fanfarras das principais escolas públicas de Cruzeiro do Sul mostraram sua criatividade e satisfação em poder estar participando do evento que comemora os 106 anos da cidade.
Os desfiles iniciaram no final da tarde e terminou por volta das 9 horas da noite com o desfile da cavalga e queima de fogos de artifícios.
Muitas autoridades estiveram presentes. O prefeito Vagner Sales, secretários municipais, presidente da câmara municipal, Gilvan Freitas, e o ex-prefeito Pedro Ranzi.
Depois da queima de fogos os cruzeirenses curtiram a noite ao som de bandas riobranquenses. As bandas Arregaçae, Boca Mel e a dupla Melque e Marquinhos animaram a noite ao som de grandes sucessos nacionais.