As celebrações alusivas ao "Dia da Cultura Nacional" que se comemora a 8 de Janeiro de cada ano, representam mais um exercício que nos leva a reflectir sobre os aspectos mais profundos da nossa identidade. A nossa origem, o nosso passado, o presente e este futuro cada vez mais global que se assenhora a cada dia, deverão funcionar como conjugação de experiencias tendentes a permitir que não se anulem nunca, as nossas particularidades enquanto angolanos. Há precisamente três décadas, durante o acto de tomada de posse dos novos corpos gerentes da União dos Escritores Angolanos - U.E.A. realizada exactamente aos 8 de Janeiro de 1979, o Dr. António Agostinho Neto, nosso Patrono, defendeu a importância da cultura angolana. definindo-a da seguinte forma: "A cultura angolana é africana, é sobretudo angolana e por isso sempre consideramos ultrajante a maneira como o nosso povo foi tratado por intelectuais portugueses. Nascia assim o que hoje se consagra oficialmente, como o "Dia da Cultura Nacional" Agostinho Neto 8.1.1979
A cultura do povo angolano, é hoje constituída por pedaços que vão das áreas urbanas assimiladas as áreas rurais apenas levemente tocadas pela assimilação cultural europeia.
A cultura evolui com as condições materiais e cada etapa corresponde uma forma de expressão e de concretização dos actos culturais. A cultura resulta da situação material e do estado do seu desenvolvimento social."
sábado, 8 de janeiro de 2011
8 de Janeiro - Dia Nacional da Cultura
Assinar:
Comentários (Atom)